GUSTAVO

sábado, novembro 08, 2008

PESQUISA CIENTÍFICA (RESUMO)

COMPARAÇÃO ENTRE O MÉTODO DE TREINAMENTO INTERVALADO CURTO E LONGO APLICADO EM CORREDORES DE 800 METROS RASOS DO GÊNERO MASCULINO NO DESPORTO ATLETISMO
Gustavo Sales Gonçalves(1)
Antônio Pio Vianna(2)
Valdemir da Silva Quintanilha(3)
Introdução: A corrida de 800 metros rasos é realizada em uma pista de atletismo com o comprimento oficial de 400 metros e suas características fisiológicas são predominantemente anaeróbica láctica. Objetivo: O objetivo deste estudo centrou-se na comparação entre o método de treinamento intervalado curto e longo, aplicando-os em corredores de 800 metros rasos (nível intermediário), do gênero masculino, com idades entre 27 e 31 anos, no desporto atletismo. Metodologia: Foi selecionado um grupo de seis atletas que realizaram o teste de Matsudo (1979) “A”, controle, (sem treinamento específico), e logo em seguida submeteram-se a oito microciclos de treinamento intervalado curto e oito microciclos de treinamento intervalado longo (terças e quintas-feiras), com intensidade de 80 à 90% e com intervalos de recuperação entre os estímulos (400, 600, 800 e 1000 metros), de 2 à 3 minutos de acordo com a recuperação individual do atleta. Já os treinamentos contínuos de 50 minutos (segundas e quartas-feiras) tinham a intensidade de 70% da frequência cardíaca de reserva e 65% nas sextas-feiras, recuperando o atleta para um treino controle no sábado. Ao término de cada ciclo de treinamento (oito microciclos) foi realizado novamente o teste de Matsudo que recebeu a denominação de teste de Matsudo “B” (após a aplicação do treinamento intervalado curto) e Teste de Matsudo “C” (após a aplicação do treinamento intervalado longo). Resultados: os resultados obtidos com os testes “B” e “C” foram comparados com o teste controle “A”, em seguida foi realizado uma análise estatística com o teste-t de Student ao nível de significância de 5%, com o intuito de verificar qual o método de treinamento intervalado foi mais eficaz na performance atlética desses corredores. Conclusão: Apesar de ambos os treinamentos intervalados proporcionarem uma melhora no condicionamento físico nesses corredores, a análise estatística dos resultados obtidos com o teste de Matsudo (1979), concluiu que o treinamento intervalado longo proporcionou mais velocidade e força, resultando em uma melhor performance atlética nos corredores participantes desta pesquisa. Sugere-se que sejam realizados outros estudos relacionados à corrida de 800 metros rasos com a utilização do treinamento intervalado curto e longo por esses corredores, possibilitando assim, uma melhor compreensão e aprendizagem a respeito do assunto abordado.
Pesquisa científica aprovada pelo IPCFEx; apresentada no 12º SIAFis (Simpósio Internacional de Atividades físicas do Rio de Janeiro)/2008 e publicada na REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO BRASILEIRO - Nº143 - DEZEMBRO DE 2008.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial