GUSTAVO

segunda-feira, julho 21, 2008

TREINAMENTO CONTÍNUO

VERIFICAÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA PARA TREINAMENTOS CONTÍNUOS DENTRO DAS FAIXAS PRÉ-ESTABELECIDAS (FREQUÊNCIA CARDÍACA DE RESERVA):

F.C.MÁX. = 208 - (0,7 x ID.) =

Muitos corredores calculam suas zonas de freqüência cardíaca de treinamento como uma porcentagem da freqüência cardíaca máxima, porém, o método mais acurado e ideal, é basear-se na porcentagem de sua freqüência cardíaca de reserva como:

F.C.R = F.C.MÁX. - F.C.B

ZONAS DE FREQUÊNCIAS CARDÍACAS QUE SERÃO UTILIZADAS NO TREINAMENTO CONTÍNUO APÓS O CÁLCULO DA MESMA:

LIMIAR ANAERÓBICO - 76-88%
CORRIDA LONGA - 65-78%
TREINO DE RECUPERAÇÃO - ATÉ 70%

OBS.: AS FAIXAS DE TREINAMENTOS CONTÍNUOS APARTIR DO MOMENTO EM QUE FOREM ESTABELECIDAS, DEVERÃO SER RESPEITADAS DURANTE TODOS OS TREINOS CONTÍNUOS COM O USO IMPRETERIVELMENTE DO MONITOR CARDÍACO.

EXEMPLO PRÁTICO
TREINAMENTOS DE RECUPERAÇÃO
MENOR QUE 70% DA RESERVA CARDÍACA
137,4 x 0,70 + 47=
= 143,18bpm
TREINAMENTOS LONGOS (FAMOSO LONGÃO)
LIMITE INFERIOR - 65%

LIMITE SUPERIOR - 78%

LIMITE INFERIOR

137,4 x 0,65 + 47=

= 136,3bpm

LIMITE SUPERIOR

137,4 x 0,78 +47=

= 154,17bpm

TREINAMENTOS LIMIARES

LIMITE INFERIOR - 76%

LIMITE SUPERIOR - 88%

LIMITE INFERIOR
137,4 x 0,76 +47=
=151,42bpm
LIMITE SUPERIOR

137,4 x 0,88 +47=

= 167,91bpm

(DANTAS, 2003 e McARDLE KATCH eKATCH, 2003)

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